quinta-feira, 21 de abril de 2011

Poder - o poder foi instituído no Brasil quando aqui transformou-se em colônia, que obedecia as ordens do soberano de Portugal, as colônias tinham que obedecer as ordens que vinham do reino português sem hesitar, afinal a colônia brasileira estava ligada diretamente a Portugal. Após D. Pedro I assumir o poder e declarar a independência transformando a colônia em país, foi instalado um novo poder monárquico. Muito tempo depois foi instalada a república e daí veio o estado republicano substituindo o absolutista.      

Estado Republicano - o que estado que nasceu com a implantação da república no Brasil, resultante de mais uma tentativa de classe dominante para manter seu poder, caracterizou-se como liberal conservador. Desde a implantação do estado os militares sempre tiveram uma grande influência na organização nacional e também já estiveram no mais alto patamar que é a Presidência da República. O estado democrático foi se consolidando cada vez mais até se tornar o que hoje conhecemos.

Democracia no Brasil - a democracia pode ser entendida de várias maneiras, o conceito de democracia é "um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentaristarepublicano ou monárquico. No Brasil a democracia indica a força que o povo tem para fazer a escolha que será melhor para o próprio, porém, nem sempre funciona desse forma. A democracia brasileira significa examinar não somente as instituições políticas e as regras existentes, mas também a maneira de se viver a democracia.


Postado por: Lucas Quaresma                              

2 comentários:

  1. Política

    Política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa). Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância.
    ESTADO:
    O Estado é responsável pela organização e pelo controle social, pois detém, segundo Max Weber, o monopólio da violência legítima (coerção, especialmente a legal).
    Normalmente, grafa-se o vocábulo com letra maiúscula, a fim de diferenciá-lo de seus homônimos. Há, entretanto, uma corrente de filólogos que defende sua escrita com minúscula, como em cidadania ou civil. Não com o objetivo de ferir a definição tradicional de Estado, mas a fim de equiparar a grafia a outros termos não menos importantes.
    PODER:
    O poder é mais do que essencial para o Estado, pois, ele é o próprio estado. Podendo observar duas formas de poder: O poder não-dominar

    postado por thiego gramosa

    ResponderExcluir
  2. É, com certeza, muito importante compreendermos com surgiram os diferentes tipos de políticas ao longo dos anos e observarmos a diferença existente entre eles.

    ResponderExcluir