terça-feira, 22 de março de 2011

Poder, Política e Estado no Brasil ↔ Aula do Dia 21/03

→ O Estado até o fim do século XIX
→ O Estado Republicano
          # República Velha : O Estado
                                        O ligarquico (1889 à 1930)
          # O período de Vargas : (De 1930 à 1945)
→ O Estado Liberal : (1945 à 1964)
→  A república dos Generais : (1964 à 1985)
→ Retorno à Democracia


# Atividade Complementar #

Quais os conceitos de:

1º- Democracia = ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico.

2º- Estado de direito = é uma situação jurídica, ou um sistema institucional, no qual cada um é submetido ao respeito do direito, do simples indivíduo até a potência pública. O estado de direito é assim ligado ao respeito da hierarquia das normas, da separação dos poderes e dos direitos fundamentais.

3º- Oligarquia =  são grupos fechados e pequenos que detêm o controle do poder, geralmente formadas por familiares de grandes proprietários. Grupos sociais formados por aqueles que detêm o domínio da cultura, da política e da economia de um país.

4º- Ditadura militar no Brasil e na America Latina = ditadura é o regime político em que o governante não responde à lei, e/ou não tem legitimidade conferida pela escolha popular.

No Brasil
Podemos definir a Ditadura Militar como sendo o período da política brasileira em que os militares governaram o Brasil. Esta época vai de 1964 a 1985. Caracterizou-se pela falta de democracia, supressão de direitos constitucionais, censura, perseguição política e repressão aos que eram contra o regime militar.

Na América Latina
Como decorrência da guerra fria surgiram diversas ditaduras na América Latina. Grande número delas foi formado por golpe militar.
  • República Dominicana, com o regime tirânico de Trujillo.
  • Chile, do ditador Pinochet.
  • Haiti, do tirânico ditador Papa Doc
  • Argentina
  • Uruguai
  • Paraguai, ditador Stroessner.
  • Brasil, tendo havido também, em outro momento histórico, o Estado Novo
  • Cuba por Batista e Fidel (depois)
Sendo muito relevante o caudilhismo, que consiste na glorificação de um líder e na construção de um partido em torno dele e não de convicções políticas, ou ideologia.

 5º- Coronelismo = no inicio do período republicano no Brasil (final do século XIX e começo do XX), vigorou um sistema conhecido popularmente como coronelismo. Este nome foi dado, pois a política era controlada e comandada pelos coronéis (ricos fazendeiros). 

6º- A república do café com leite = no começo do século XX, os estados de São Paulo e Minas Gerais eram os mais ricos da nação. Enquanto o primeiro lucrava muito com a produção e exportação de café, o segundo gerava riqueza com a produção de leite e derivados. Os políticos destes estados faziam acordos para perpetuarem-se no poder central. Muitos presidentes da República, neste período, foram paulistas e mineiros.

 Postado por: Nathália Brizack

2 comentários:

  1. Aula muito importante para compreendermos as aplicações de poder e estado dentro de um contexto historico do nosso país

    ResponderExcluir
  2. DENTRO DO CONTEXTO HISTÓRICO ESTÁ AS VERDADEIRAS MENTIRADAS QUE ENGENDRA O NOSSO MOVIMENTO HISTÓRICO.

    ResponderExcluir